top of page

A coragem de ser Genuíno


Nuno Ramos

"Ter a coragem de Ser Genuíno, leva a que a palavra Coragem tenha uma grande conotação."


Partindo do princípio de que somos Seres livres e que nada nos prende, é necessário desmistificar cada ponto relativo a esta chamada "liberdade".

Ter a noção e consciência da diferença entre a liberdade física, psicológica e espiritual, fará com que entendamos que afinal não somos assim tão livres quanto isso, e que temos sim, uma prisão cheia de escravatura invisível.

Ter a coragem de Ser Genuíno, leva a que a palavra Coragem tenha uma grande conotação. Ser Genuíno é o que todos somos. Nascemos com genuinidade e Somos genuínos até ao dia que alguém começa a querer que sejamos algo que não somos. O Ser Humano é assim. Deseja controlar o próximo à sua imagem, ao invés de o ajudar a Ser o que realmente é. Esta é uma das razões porque temos muitos médicos que adoram pintar, e que quando o fazem, é o seu exponencial ao mais alto nível. Outros são empregados de mesa que quando tocam numa bola de futebol ou vólei, controlam-na como se fosse totalmente sua.

Deixa-mo-nos ser levados numa corrente que nem sabemos para onde vai, e apenas seguimos porque acreditamos em quem nos diz que é esse o caminho. Não somos educados a procurar dentro de nós o verdadeiro traço que se o continuarmos a desenhar, irá ser uma das mais belas obras de arte. Quantos de nós, diáriamente, e de certeza que tu já sentiste vezes sem conta e neste momento também, que quando estás a trabalhar, desejavas estar realmente a fazer o que te verdadeiramente apaixona, mas não podias. No entanto, ao saíres desse trabalho, sentes-te leve e livre. Será que és mesmo livre?

Somos condicionados mentalmente desta liberdade, que nos prende com algemas invisíveis. Criamos uma prisão mental diária em que acreditamos que essa projecção que emitimos, é verdade, e no fundo é a verdade que estamos a ver, é a nossa realidade. Quando temos a coragem de quebrar estas barreiras e começamos a desmistificar e a questionar tudo o que temos como credível, parece que tudo à nossa volta começa a desabar. É como termos um jardim com ervas grandes, e quando começamos a desbastar, vemos que existe algo mais além desse mesmo jardim, e que, apenas víamos o que queríamos ver.

Esta liberdade psicológica, é a liberdade que nos ajudará a conseguir ver além do óbvio, a questionar e a percorrer caminhos nunca antes descobertos por cada um de nós. Esta liberdade psicológica, permitirá que consigamos nos libertar da prisão espiritual em que nos colocaram quando nos começaram a educar. O espírito dentro de nós, sempre se manifestou como e quando queria, das mais variadíssimas formas. Basta olhar para um bebé para perceber isso. O espírito requer a conexão com o divino, com a Fonte Universal, e isso é-nos proibido.

De certeza que consegues lembrar-te de algumas pessoas que são totalmente desprendidas de todos os preconceitos, de todas estas prisões, e que são rotuladas pela sociedade como estando fora desta. E sim, estão. Estão porque foram estas pessoas que ganharam a coragem de Ser quem São. Que agarraram em cada peça do dia-a-dia e se construíram sem estar presas a nada. Aceitam a mudança como algo natural e confiam.

Educar a nossa consciência para uma verdadeira Liberdade Psicológica, ajudar-nos-á a libertar das prisões em que muitos de nós estamos, e que pensamos nunca sair. Começando por nos amar a cada um de nós mais do que amarmos os outros, é um dos muitos passos a dar. Isto permitirá que a Liberdade Espiritual aconteça. Conseguindo ter estes 3 pontos equilibrados e realmente livres, fará com que a nossa pirâmide interior nunca desabe.

Obtendo a Liberdade Física, educando o nosso corpo com os melhores alimentos, criando saúde dentro deste corpo que nos permite Ter e Ser, ajudará a que se tenha a Força para obter a Liberdade Psicológica de que o nosso cérebro necessita. Este alimenta-se do que damos como alimento ao corpo, e sem um estar equilibrado, o outro não aguenta com a estrutura. Estando estes dois em equilíbrio, fortes e estáveis, o terceiro, a Liberdade Espiritual acontecerá gradualmente e naturalmente.


O Espírito necessita de um corpo são para poder expressar-se na sua melhor forma. Nenhum de nós, com um corpo doente conseguirá Ser e Estar na sua plenitude.

O corpo alimenta o cérebro que alimenta o espírito. O espírito necessita de se conectar com a Fonte Universal para se exprimir através do cérebro que se exprime através do corpo. É um ciclo Universal de 3 pontos essenciais.

Os grandes mestres gurus através dos séculos trabalharam arduamente todos os dias para atingirem a Liberdade Espiritual. Este é o ponto no topo da pirâmide interior. É este que liga a tudo. É este que Faz. É este que permite que tudo aconteça. No entanto, a base tem ser sólida. Ter a coragem de mudar, de desbravar caminhos e derrubar barreiras, é nada mais do que a educação interior que devemos dar a nós mesmos.

Ter a coragem de viver em consciência e de assumir o que realmente somos, para nós, por nós.

Não o fazermos, não termos a coragem de assumir o leme do nosso barco, é falhar com tudo o que viémos fazer a esta Terra.

Pecar não é a conotação que lhe foi dada pela religião. Pecar é falhar com o alvo. Pecar é sim, errar o NOSSO alvo, a nossa missão.

Ganhar a coragem de assumir que somos realmente Genuínos e Livres, é ter a coragem de Viver.

Isto sim, é a Coragem de Ser Genuíno.

bottom of page