top of page

Encontrar oportunidades nas adversidades


É possível encontrar oportunidades nas adversidades?

SIM. Quer queiramos ou não a adversidade faz parte da vida e, por isso, a superação de problemas é sem dúvida um dos maiores desafios que enfrentamos. No entanto, são exatamente estas situações que nos desafiam a ser mais e melhores, que nos exigem forças e competências que desconhecemos ou simplesmente não reconhecemos e que nos permitem construir a pessoa que somos a cada dia.


Desta forma, as adversidades apenas têm uma componente positiva se lutarmos por as superar, enfrentando-as como uma oportunidade de melhoria pessoal. E, esta é a fase mais difícil do processo de encontrar oportunidades nas adversidades, existindo vários motivos para que assim seja.


O primeiro motivo prende-se com o facto de perante uma dificuldade pensarmos automaticamente “tenho um problema” e este passa a ser o foco. Contudo, não é possível encontrar soluções se apenas estamos focados no problema. Devemos antes focar-nos na soluções/formas de resolver o problema, uma vez que já não nos é possível evitar o problema em si. Quando esta mudança de paradigma ocorre a disponibilidade, nomeadamente mental, para resolver o problema em causa aumenta e isso reflete-se tanto na sua resolução, quanto na rapidez com que acontece.


Em segundo lugar, depois de estarmos mentalmente disponíveis para enfrentar os problemas e de explorarmos uma série de soluções o que acontece é que começam a pesar as recordações dolorosas de situações anteriores nas quais fracassamos, e logo surgem os pensamentos do tipo “não sou capaz”. O que devemos fazer nesta situação é tornar estas memórias em memórias positivas e fonte de aprendizagens construtivas. Nós somos os autores das histórias do nosso passado e precisamos deste legado para podermos construir o nosso futuro, sendo para isso necessário revisitar o passado, redescobri-lo e reinterpretá-lo de forma a torná-lo útil para o futuro.


Em terceiro lugar devemos ter sempre presente a ideia do escritor e palestrante americano Jim Rohn que nos diz “Se continuares a fazer o que sempre fizeste, continuarás a conseguir o que sempre conseguiste.” De facto, muitas vezes deixamos que uma série de coisas simplesmente aconteçam na nossa vida porque não nos sentimos suficientemente capazes e confiantes para agir. Então, há que reconhecer que neste momento o problema principal passa a ser a falta de confiança em nós e, é isso que temos que resolver em primeiro lugar. Para tal, precisamos de começar a fazer algo de diferente do que temos feito até agora. Ou seja, se a nossa baixa autoconfiança nos impede por diversas vezes de agir e resolver os mais diversos problemas com que nos deparamos, a única forma que temos que lidar com esta baixa autoconfiança é agir e não permitir que ela nos impeça de fazer o quer que seja. Isto é fazer diferente. Isto é sair da zona de conforto. Isto é arriscar e resolver o problema da baixa autoconfiança. Pode não ser um processo fácil, mas não existe outra forma tão eficaz quanto esta de o fazer, pois se simplesmente continuarmos a não agir, estamos a fazer o mesmo de sempre e os resultados vão surgir exatamente na mesma medida de sempre.


Como acabamos de ver até um problema que nos remete para outro problema, como é o caso da baixa autoconfiança, tem um potencial transformador positivo muito grande nas nossas vidas.


Positiva a Mente e encontrarás uma infinidade de oportunidades nas mais diversas adversidades da tua vida!

bottom of page