top of page

3 Dicas para uma Mente Positiva e muita FELICIDADE


"Olhar para o futuro e perspectivares-te pequeno ou grande em relação à tua satisfação com a vida, depende exclusivamente de ti."


A felicidade tem, nos últimos tempos, recebido uma relevância significativamente maior no campo das ciências, deixando assim de ser apenas algo de senso comum. Esta situação tem toda a relevância, porque apesar de, cada vez mais, um numero maior de pessoas estar desperto para o mundo que a ciência não explica, algo que é comprovado cientificamente continua a ser mais credível. Isto é o que acontece com a felicidade e com a Psicologia Positiva que se tem focado no estudo do funcionamento ótimo dos indivíduos, grupos e/ou instituições. Por este motivo, quero partilhar contigo 3 dicas, baseadas em estudos do Psicólogo Americano Martin Seligman, para desenvolveres uma mente positiva e construíres a cada dia uma vida mais feliz.

1. Promove emoções positivas

Isto pode parecer estranho, mas nós temos opção de escolher o estado emocional em que nos encontramos. Da mesma forma que quando ouvimos no rádio uma música de que não gostamos e mudamos de frequência, também o podemos fazer com a nossa mente. Então, sempre que fores assolapado por pensamentos/memórias que te causam sentimentos negativos, procura contraria-los criando uma ciclo vicioso de pensamentos/memórias/experiências positivas. À medida que te vais focando nestes últimos, os primeiros acabam por perder relevância.

2. Escolhe o lado positivo da vida

Olhar para o futuro e perspectivares-te pequeno ou grande em relação à tua satisfação com a vida, depende exclusivamente de ti. Se olhares para o futuro com todas as inseguranças, medos e receios que criaste no passado, só vais fazer com que estes se continuem a manifestar ativamente na tua vida. Então o que te sugiro é que faças aprendizagens positivas de experiências passadas. Apenas se o conseguires fazer vais ter a possibilidade de não carregar contigo para o futuro estes sentimentos negativos e limitadores. Procura em cada experiência negativa refletir sobre o que ela te ensinou sobre ti e sobre a tua forma de lidar com essas situações em específico.

3. Reforça a positividade todos os dias

O nosso cérebro funciona como um músculo, quanto mais o treinarmos numa determinada atividade, mais capaz de repetir esse padrão de resposta ele fica. Então se conseguires fazer todos os dias os passos anteriores, significa que estas a criar padrões de resposta positivos, mesmo em situações adversas. O que te sugiro aqui é que se fizeste algo a que os resultados obtidos não corresponderam ao esperado, então tu podes aprender com isso. Podes aproveitar essa situação para gerar padrões de pensamento positivo que se vão automatizando quanto mais vezes tu o fizeres. Mas o mesmo é válido para quando consegues obter algo que desejas. Nessas situações tu podes e deves valorizar-te utilizando, por exemplo, expressões mentais como: “Boa, ainda bem que consegui!”, “Sou realmente corajoso.”, “Lutei muito, mas hoje sinto-me vitorioso.”, etc. A tarefa não é fácil mas sei que a conseguirás cumprir todas estas dicas.


bottom of page