top of page

Só o hoje existe


"...O passado não tem de defenir-me..."


Passado e futuro estão vulgarmente mais presentes que o próprio presente. Passamos a vida a relembrar o passado, a lembrar com nostalgia, a continuar a ser o que fomos ontem como se seguissemos num carril. Somos moldados pela infância que tivemos, as pessoas com quem convivemos, as situações que vivemos. Deixamos que o passado nos diga como devemos ser hoje e respeitamo-lo tementemente.


Além disso, preocupamo-nos com o futuro. Visionamos o que queremos fazer, onde queremos chegar, o que queremos ter, quem queremos ser. Vemo-nos como uma imagem difusa, como num sonho mal recordado, a pessoa ideal. Amanhã vamos começar aquele projeto. No próximo mês vamos para o ginásio. Daqui a uns tempos vamos abrir uma empresa. Um dia vamos ser realizados.

O que nunca nos lembramos, aquilo de que não conseguimos ter consciência, aquilo que não temos presente - é que passado e futuro não existem. Só o hoje é real. Só o agora importa.


O passado não tem de defenir-me. Não importa tudo o que eu tenha vivido até agora pois neste preciso momento, num segundo, eu posso decidir mudar tudo. Posso ser uma pessoa diferente, posso agir como nunca agi, tomar uma decisão que nunca tomei. Virar tudo do avesso.


O futuro é sempre inalcansável. Se hoje eu não fizer nada, o "hoje" de amanhã será igual. Mas continuará a ser um hoje. E a beleza disso é que é automático. Se eu decidir parar de fumar neste momento, hoje eu serei um não fumador. Amanhã quando acordar, serei ainda um não fumador, mas posso decidir deixar de o ser novamente se pegar de novo num cigarro. Então no fundo eu decido continuamente o que sou. No agora.


Não adianta esperar pelas condições futuras, nem adianta lamentar as condições passadas da nossa vida. Só o hoje tem poder. O passado não tem poder sobre o presente. O futuro não tem poder sobre o presente. Tudo o que importa é quem eu quero ser hoje. Amanhã eu posso não acordar. Ou posso acordar para um hoje novo em que tenho mais uma vez a hipótese de decidir tudo na minha vida. Eventualmente, através de decisões e momentos sucessivos eu vou criar uma história contínua. Mas essa história é sempre escrita hoje, e pode sempre ser mudada na linha seguinte.


Então sê e faz tudo o que é importante hoje. Torna o teu futuro presente. Não interessa o que foi até agora. E não interessa o que irá acontecer amanhã. A única coisa que sempre será real para ti é o agora.



bottom of page