"...a depressão é muito mais do que a manifestação de sintomas depressivos, é uma doença mental com critérios de diagnóstico bem definidos..."
O Coaching Positivo melhora a sintomatologia depressiva?
SIM, pode ajudar na redução e até extinção de sintomas depressivos, mas não é um processo terapêutico de depressão clinicamente diagnosticada.
Depressão vs Sintomas depressivos
Existe uma grande diferença entre sentirmo-nos tristes, em baixo e insatisfeitos com a vida e ter uma depressão clinicamente diagnosticada.
Se reparares bem na tua história de vida consegues com toda a certeza encontrar períodos em que viveste experiências com uma carga emocional positiva, onde te sentiste feliz, realizado, bem sucedido, cheio de coragem, poderoso, capaz de conquistar o mundo, etc. Mas, consegues também identificar claramente situações com carga emocional negativa, nas quais te sentiste inútil, incapaz, fraco, sem força, derrotado, sem confiança em ti mesmo, etc. No entanto, nesta última situação não significa, obrigatoriamente, que tiveste num estado depressivo clinicamente diagnosticado, apesar de teres manifestado, sem qualquer duvida, sintomas depressivos. A grande diferença entre manifestar sintomas depressivos e ter uma depressão clinicamente diagnosticada é que na primeira situação para além de não se reunirem uma série de sintomas específicos, estes também não se manifestaram ativos durante um determinado período de tempo. Ou seja, a depressão é muito mais do que a manifestação de sintomas depressivos, é uma doença mental com critérios de diagnóstico bem definidos que se encontram no ICD (International Classification of Diseases) ou no DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders).
Coaching Positivo vs Intervenção Multidisciplinar
No caso dos sintomas depressivos, como a tristeza, baixa energia, apatia, choro fácil e frequente entre outros, se manifestarem por um período superior ao teu período reativo e interferirem na realização de atividades diárias (nas tuas rotinas) a sugestão é que procures um profissional especializado, ou seja, um Psiquiatra e/ou Psicólogo. A minha experiencia enquanto Psicóloga diz-me que a terapêutica comportamental em conjunto a terapêutica farmacológica é a mais indicada, mas fazê-lo é sempre uma decisão tua.
Assim, o Coaching não sendo uma terapia, pode ajudar-te sim, em fases não agudas de depressão, como uma outra forma de intervenção complementar à Psicologia e/ou Psiquiatria. Pois, pode-te ajudar a ressignificar a imagem negativa que tens de ti mesmo e da tua vida, desenvolvendo pensamentos mais otimistas em relação ao teu futuro. Em todo o caso, o Coaching nunca pode substituir um processo farmacológico ou psicoterapêutico.
Coaching Positivo vs Sintomatologia Depressivos
Quando manifestas uma série de sintomas depressivos, que apesar de te deixarem muito triste, sem confiança em ti e esperança no futuro, não interferem de forma drástica na realização de atividades do teu dia a dia, podes e deves procurar um Coach com experiência na área da reconstrução da autoconfiança/liderança pessoal. Este profissional vai ajudar-te a percorrer um processo de autoconhecimento e valorização de aspetos, características e competências positivas em ti, que vão fazer com que desenvolvas uma prespetiva mais positiva perante a vida e te motives a reagir, construindo na tua vida exatamente aquilo que mais desejas, alcançando assim o sucesso.