top of page

Crianças Irrequietas


Fonte: Pixabay

(...) A criança deve brincar! A criança, mesmo que muito mexida deve sentir-se bem em casa, deve sentir que os pais a aguentam (...).


A bem dizer, crianças irrequietas sempre existiram e sempre existirão. São crianças que dão trabalho, que despertam mais a atenção, mas nem sempre são as que mais precisam. A maior prova de que estas são o maior alvo de atenção, são os pedidos de ajuda a nível clínico.


Poderá chamar-se irrequieta a uma criança em idade pré-escolar? É bom que a criança explore, que procure e que se mexa. Assim como é bom que a criança manifeste descontentamento perante situações que não gosta e de desconforto face a situações que não conhece. Se dói a criança deve chorar, se vai para a escola deve chamar pela mãe/pai, se não conhece não tem de cumprimentar!

Todos estes sinais são manifestações saudáveis da criança. Mas ao ver uma criança que corre muito, que faz muitas asneiras, os pais ficam alarmados e nisto surgem as dúvidas.


Um dos erros mais frequente, é pensar que se a criança é ativa há que dar-lhe atividades para que a mesma se canse e canalize as suas energias. Não querendo generalizar, o colocar a criança em várias atividades irá distribuir mais as suas energias e não deixará a criança envolver-se com o que está a fazer. A criança deve brincar! A criança, mesmo que muito mexida deve sentir-se bem em casa, deve sentir que os pais a aguentam.


Atualmente, e também por cansaço do dia-a-dia, os pais assustam-se e não têm tanta disponibilidade para as crianças. Afinal, se está a ler este artigo e tem filhos nesta situação, pare de ler e dê atenção aos seus filhos!

Os pais não devem ter medo de que os filhos tenham problemas, devem antes estar com eles, conhecê-los e se algo houver para tratar lidar com a situação sem assumir culpabilidade sobre os problemas.

Pais perfeitos não existem, mas é assumindo os erros e pensando sobre eles que seremos melhores pais!


bottom of page