top of page

Plano Pessoal de Emprego - Se recebes subsídio de desemprego tens de conhecer este documento!

As apresentações quinzenais acabaram em 2015, e agora? A dúvida é grande mas nem todos sabem o que devem fazer, quer seja por falta de procura de respostas, quer seja por falta de apresentação dos factos por parte dos técnicos que devem informar a população sobre como proceder.


Este artigo, em especial, dedica-se a desempregados que achem que agora que não há apresentações quinzenais estão livres de qualquer responsabilidade até serem chamados pelo Centro de Emprego.

Na realidade, cada pessoa que se inscreva no Centro de Emprego como desempregado é detentora de um Plano Pessoal de Emprego. Nunca ouviu falar? Este documento pode (e deve!) ser pedido aquando do ato da inscrição ou reinscrição no Centro de Emprego.


Todas as pessoas têm um Plano Pessoal de Emprego (PPE), que indica dados do processo do indivíduo e, muito importante, indica com que regularidade é que a pessoa terá de efetuar procura ativa de emprego. Há casos em que o PPE informa que o desempregado terá de procurar emprego 1 vez por semana. Noutros casos, terá de procurar emprego 1, 2 ou 3 vezes por mês, por exemplo.


Porque é que esta informação é tão importante? A qualquer momento poderá ser chamado ao seu Centro de Emprego para apresentar esta procura ativa de emprego. E, se o seu PPE indica que terá de procurar emprego 1 vez por semana, isso quer dizer que terá de apresentar pelo menos um curriculum vitae enviado por semana (no mínimo). Se indicar, por exemplo, uma vez por mês, terá de apresentar um curriculum vitae enviado (no mínimo) por cada mês, desde a sua inscrição até aquele momento.


Se será perdoado por ter falhado o plano indicado? Não sabemos. Isso depende do técnico que estará a gerir o seu processo. No entanto, o seu subsídio poderá ser cortado de imediato. Por isso, mais vale prevenir!


Como pode adquirir o seu PPE? Deverá dirigir-se ao seu Centro de Emprego para que lho entreguem. Este documento deverá também estar disponível na sua área pessoal do site do site netemprego.gov.pt




bottom of page