top of page

Como é que descubro aquilo que eu quero?


Esta é uma pergunta muito frequente. Quem é que nunca passou por uma fase em que sabia que precisava de mudanças na sua vida, mas sem saber quais ao certo? Sentir que o que tem agora não é suficiente, é muitas vezes o primeiro passo que o leva por um caminho de autodescoberta. Existem várias coisas que podem deixar alguém sem conseguir decidir o que quer. Uma das mais frequentes, é pensar que por ter feito uma escolha, que esta se deve manter para o resto da sua vida.


Fazer uma escolha não tem de ser nenhuma solução definitiva. Os seres humanos não funcionam dessa maneira. Até as pessoas muito decididas e que costumam ter sempre a certeza em relação ao que querem, mudam de opinião ao longo do tempo, o que é normal. As experiências e os eventos que vivenciamos ao longo da vida alteram os nossos paradigmas e as nossas noções preconcebidas. As escolhas que fazemos hoje são baseadas nas experiências que tivemos até agora e existe uma grande possibilidade de querer algo diferente daqui a 10 anos.

Se sente que tem dificuldade em descobrir o que deseja para a sua vida, existe ainda um fator que tem de ter em conta que é o seguinte: É extremamente difícil descobrir o que quer remoendo na sua cabeça acerca disso!


A melhor forma de saber se alguma coisa é indicada para si é experimentando. Se a sua indecisão for a nível profissional, nada o impede de experimentar diferentes ofícios, e não tenha medo de ficar limitado por ter escolhido uma formação em específico. Muitas vezes, subvalorizamos a quantidade de coisas que uma determinada formação nos permite fazer e colocamos limitações onde elas não existem.


Por exemplo, quando iniciei a minha atividade como coach, posicionei-me no mercado dirigindo os meus serviços a um determinado nicho que no começo me pareceu interessante. Contudo, descobri posteriormente que não era com esse público que desejava trabalhar. Essa experiência ajudou-me a descobrir o nicho de atuação no qual me dá mais prazer atuar e onde sou mais competente, o nicho da produtividade, onde exerço a minha atividade atualmente.


Outra situação que o pode impedir de decidir o que quer é ter medo. Embora esta última seja bastante frequente, acontece quase sempre de forma inconsciente. O medo de fazer uma escolha pode levá-lo a auto sabotar-se, uma vez que quando toma uma decisão importante, não sabe de que forma esta vai influenciar as outras áreas da sua vida. Para o ajudar a lidar com esse medo, existem três perguntas que deve fazer-se a si mesmo:


1. De que forma é que esta decisão pode influenciar as outras áreas da minha vida?

2. Quais são os prós e contras?

E por último:

3. Quanto tempo mais vou dar a mim mesmo para permanecer aqui, enquanto quero outra coisa? Será 1 ano? 10 anos? Ou o resto da minha vida?


bottom of page