Os extremos e excessos podem acontecer de ambos os lados, ou seja, tanto podes viver totalmente centrado nos outros, como de forma autocentrada. No entanto, ambas as situações devem ser evitadas. Pois, se por um lado ao ajudares os outros estás a contribuir para o fortalecimento da relação com essas pessoas, também é igualmente verdade que se não estabeleces limites, essa deixa de ser uma relação onde a tua individualidade é respeitada. Então, dar, ser bondoso, generoso e partilhar só é benéfico para ti se estiver de acordo com os teus valores e possibilidades.
Por exemplo, quando abdicas de horas de sono, deixas de ter tempo pra ti, para as coisas que são relevantes para ti e não consegues cumprir as tuas tarefas para apoiares os outros começas a sentir-te profundamente cansado e subvalorizado. Ora, os estudo efetuados com base na Psicologia Positiva dizem-nos que o objetivo de ações de bondade, generosidade e partilha não é este, mas sim o bem-estar, felicidade e realização.
Atualmente já está cientificamente provado que as pessoas mais felizes são aquelas que praticam com frequência gestos de bondade, sendo a bondade considerada uma das forças de carater relacionada com a generosidade, cuidado, compaixão e altruísmo, que orienta a concretização de ações no sentido de promover o bem estar do outro. Quando és amável com alguém isso acaba por gerar uma cadeia de positividade e é por isso que tenho um convite muito especial para ti: Queres doar sentimentos positivos?
A Renata Livramento é Psicóloga, presidente do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva e fundadora do projeto Doe Sentimentos Positivos. Este é um projeto sem qualquer interesse económico, politico ou religioso, que se desenvolve exclusivamente com base na bondade, generosidade e partilha que cada um sente que pode disponibilizar. O projeto consiste simplesmente em construir corações amarelos, com qualquer material (cartolina, cartão, eva, lã, tecidos, madeira, etc.), aos quais se podem adicionar palavras e frases positivas, para distribuir às pessoas que param nos sinais de trânsito, que estão em praças e parques, e até mesmo em instituições de saúde e escolas. Pode parecer algo demasiado simples e até sem utilidade mas a verdade é que receber uma palavra e um gesto de gentileza de forma inesperada pode transformar o dia daqueles que os recebem.
Esta iniciativa começou em Minas Gerais no Brasil e neste momento já se espalhou a mais 38 cidades brasileiras, acabando por chegar a Portugal.
Normalmente a Renata define um dia por ano, onde o evento ocorre em todo o Brasil ao mesmo tempo. Este ano o dia estipulado foi o dia 4 de dezembro, pelo que não conseguimos realizar o evento em simultâneo em Portugal. Ainda assim, pensamos em criar algo, numa dimensão menor, já no início do ano 2017, em data ainda a definir, para perceber a adesão que temos em Portugal, quais são os locais ótimos em cada cidade, como podemos fazer uma divulgação eficaz, etc...
Se ficaste mais entusiasmado a ajudar o mundo a ser mais gentil e feliz, adere ao grupo “Doe Sentimentos Positivos – Portugal” no facebook e descobre como também tu podes contribuir para esta onda de uma energia positiva.