Uma das noções preconcebidas mais prejudiciais de hoje em dia tem a ver com a confusão que é feita entre talento e trabalho árduo. É prejudicial porque muitas pessoas acreditam que não se podem tornar bem-sucedidas no que desejam por não terem talento. Foi-lhes incutida a ideia de que já nascemos com determinadas habilidades, e que se estas não se manifestarem sozinhas, antes da idade adulta, é porque não têm habilidade nenhuma.
Basta ver a reação da maioria das pessoas quando observam alguém a executar alguma coisa de forma excecional, seja um jogador de ténis, um pianista ou um ator, é comum fazerem-se observações do tipo:
“Ele tem mesmo jeito para aquilo”, “ Ele é muito talentoso” ou “Aquilo já nasce com a pessoa”. O que as pessoas que fazem essas afirmações não imaginam, são os anos de prática, estudo e trabalho árduo que foram necessários para se chegar aquele patamar.
Sabia que o Michael Jordan foi expulso da equipa de basquete da escola quando era criança? Acha que ele é chegou a um patamar de classe mundial por ser talentoso?
Imaginava que o Albert Einstein aprendeu a falar numa idade considerada já tardia e que os professores na escola pensavam que ele era deficiente mental? Mais tarde veio a ganhar o premio nobel da física, e o talento teve pouco ou nada a ver com isso.
Infelizmente, a falta de talento é também uma desculpa usada por muitas pessoas, para justificarem o fato de não quererem esforçar-se. Usam-no como desculpa principalmente para si mesmas, por terem sido convencidas desde muito cedo que sem talento nem sequer vale a pena tentarem alguma coisa.
Se o talento existe? Acredito que sim, contudo, foi provado ao longo do tempo, uma e outra vez, que este não é um fator necessário para o sucesso. Não só não é um fator necessário, como ainda é muito frequente encontrarem-se pessoas com muito talento e sem nenhum sucesso.
Então o que é que faz com que algumas pessoas que à partida não têm vantagem nenhuma em relação aos outros, tornarem-se incrivelmente bem-sucedidas? Sim, acertou, é o trabalho árduo! O trabalho árduo pode compensar muitas falhas de carater e pode fazer com que desenvolva qualquer habilidade, independentemente do patamar onde se encontre.
Não existe nenhum obstáculo nem nenhuma barreira que não possa ser ultrapassada por quem trabalhe arduamente. Existe ainda outra coisa que deve saber, poucas pessoas sabem do que lhe vou dizer a seguir que é o seguinte:
Por mais talentoso que possa ser, não vai chegar a lado nenhum se não trabalhar para isso.
O talento por si só não chega. Se deseja realizar algo importante na sua vida, é possível que se enquadre numa das seguintes hipóteses:
- Tem algum talento que pode ser desenvolvido e vai ajudá-lo a realizar aquilo que deseja se trabalhar arduamente para isso;
- Não tem qualquer talento nem habilidade, mas se trabalhar arduamente chegará onde quer de qualquer das maneiras.
Qualquer que seja a sua situação, o trabalho árduo é a resposta!