As crianças devem ler? Na minha modesta opinião, sim! A criança deve ler, mas não por mera obrigação.
A leitura é um hábito como tantos outros, e deve ser fomentado. Afinal, precisamos de ler até para ir ao supermercado.
Os pais muitas vezes ficam assustados, pois os seus filhos não querem aprender a ler, ou nem sequer demonstram qualquer interesse. A questão que se coloca então, e os pais? Lêem à frente dos seus filhos? Transmitem-lhes a importância da leitura?
A leitura requer todo um processo de aprendizagem, bastante difícil por sua vez, mas aquando visto de forma agradável e prazerosa torna-se mais acessível. Forçar? Não, Jamais!
Quando a criança começa a ler deve ser demonstrado interesse e valorização pela sua aprendizagem, tal como deve acontecer com todas as outras aprendizagens. Aos erros, não deve ser dada uma conotação tão negativa, mas antes a noção de que todos nós erramos quando estamos a aprender, faz parte.
Após a aprendizagem, deve ser conquistado o gosto pela leitura, um ótimo hábito é levar a criança a ler em voz alta, sem medo e aprender a ouvir-se e a ouvir o que está a ler.
Os livros grandes, esses guarde-os, pois muitas vezes são assustadores. Pode antes começar por poesia, versos, que podem parecer cantigas e levar a que a criança os tente cantar, estimula assim também a sua criatividade!
Livros com imagens, também poderá ser um bom começo, pois ao ver as imagens a criança pode ter curiosidade em saber a história, e assim ter um bom “motor de arranque”.
Parece fácil? Nem sempre o é. Importa é não perder a esperança e nunca desistir de criar bons hábitos na criança. As histórias são tão importantes, são elas que alimentam os sonhos, que ajudam a digerir algumas angústias e lidar com os problemas.
Parece ainda importante refletir sobre o facto de uma criança que não têm hábitos de leitura, como será a sua escrita?