Parece-me, por vezes, que existem várias zonas temporais. "O tempo é relativo", já diria o Einstein. Mas mesmo sem sair deste planeta por vezes parece que os acontecimentos da vida e o tempo em que vivemos estão desfazados.
Eu explico-me melhor. Já tiveram a sensação de que tudo na vossa vida está a acontecer à vossa frente? Como algo pendurado à distância de uma mão mas onde não conseguem chegar? Aquela oportunidade que não conseguem agarrar, aquele acontecimento que não se vai realizar porque não vão conseguir estar lá a tempo. Uma preguiça de agir, um entorpecer do pensamento que não permite chegar a conclusões, a ideias, a projetos.
Imaginem que entre vocês e a vossa vida está uma película gigante de celofane. Vocês vêm tudo do outro lado, mas quando tentam avançar para lá dão de cara com um plástico pegajoso que vos puxa para trás, que não vos permite avançar, e ficam ali a debater-se com aquela coisa que se cola a vocês enquanto parece tão fácil rasgar tudo e agarrar o que está do outro lado!
Mas também há aquele momento em que tempo e espaço se encontram. Em que a vida coincide em tempo perfeito e os eventos fluem sem esforço. Há energia pela manhã, as ideias ficam claras, os projetos começam a desenrolar-se sem esforço, aquela oportunidade surge quando estavam preparados ou quando tinha desejado por ela. Um perfeito tic-tac sincronizado.
E há ainda os que conseguem andar à frente da vida. São aquelas pessoas que bebem sempre café pela manhã e usam relógio de pulso. Têm uma agenda na mala e motivação proporcional a empenho. Sonham, planeiam, e fazem acontecer. Não é a vida que lhes aparece com as oportunidades, são eles que as criam, são eles que fazem a vida. Como se não fossem dependentes da vontade do mundo para que algo aconteça pois fazem acontecer. Verdadeiros batalhadores que rompem o espaço-tempo!
Em realidade, todos vivemos alternando entre estes espaços temporais. Sentimo-nos deprimidos no primeiro, abençoados no segundo, e desejamos que o terceiro fique por mais tempo quando surge. Temos de encarar que todos eles são naturais e talvez façam parte do plano da vida, aquele que diz que tudo acontece quando tem de acontecer.