top of page

Deixar Fluir VS Estados de Flow


Hoje em dia todos ouvimos com alguma frequência a expressão “Deixar Fluir”. No entanto, deixar fluir é algo bem diferente dos já estudados cientificamente “Estados de Flow” ou “Estado de Fluxo”.

A expressão “deixar fluir” está associada a uma perspetiva mais espiritual que propõe uma livre manifestação da energia do universo, por oposição a ações estrategicamente pensadas e planeadas no sentido de atingir um determinado objetivo.


Já os “Estados de Flow”, inicialmente estudados por Mihalyi Csikzentmihalyi, Psicólogo Humanista Húngaro, na década de 70, estão relacionados com a envolvência que ocorre em relação a uma determinada tarefa. Ou seja, é um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia e que se caracteriza por um estado de excelência, alta motivação, concentração, energia e desempenho. Todos nós já tivemos experiências de Flow. Tu não és exceção. Já te aconteceu certamente estares a realizar uma determinada tarefa de uma forma tão envolvente, empenhada e com tanto prazer que o tempo passa sem dares conta e que as necessidades básicas não se manifestam, certo? Então isso é um Estado de Flow.


Normalmente vivemos “Estados de Flow” quando gostamos verdadeiramente do que estamos a fazer, quando o prazer que advém dessa tarefa é maior do que com qualquer outra, de tal forma que deixa de haver uma dissociação entre a nossa individualidade e a tarefa em si.


Assim, percebemos agora que quando falamos de “Deixar Fluir” e “Estado de Flow” referimo-nos a conceitos muito diferentes.

O universo manifesta a sua energia em cada momento da nossa vida com o propósito maior de nos permitir crescer e desenvolver algo/alguma competência que será imprescindível para o nosso futuro. Mas, se simplesmente cruzarmos os braços e esperarmos que o universo faça a sua parte nunca conseguiremos ser verdadeiramente felizes e realizados.


E, é exatamente por isto que no processo de Coaching Positivo trabalho tão afincadamente com os meus clientes a (re)descoberta do que os apaixona verdadeiramente. Para desenvolverem vidas mais felizes do que as que vivem atualmente têm obrigatoriamente de as rechear de “Estados de Flow”. Depois dista parte estar feita, sim é hora de “Deixar Fluir”. Tudo se quer em equilíbrio.

Liliana Patrício

bottom of page