top of page

Era uma vez...o leite de vaca. E o que se segue?


A moda agora é a soja, o arroz, a amêndoa, o millet e a aveia, entre outras. Há para todos os gostos e palatos. Não conhece as diferenças? Veja na M.A.D.E magazine:


Leite de Soja. Estamos a falar de uma leguminosa rica em proteínas vegetais e em vitaminas de complexo B (ajudam a combater o cansaço e a irritabilidade). Esta, que é considerada a bebida mais completa em alternativa ao leite, não contém lactose nem glúten. Existem nutricionistas que aconselham a supervisionar o consumo desde leite no caso das crianças pois a soja, quando ingerida em grandes quantidades, pode afetar o desenvolvimento hormonal dos mais novos.


Leite de Arroz. É uma bebida rica em hidratos de carbono. Também rica em vitamina B e sais minerais. Neste caso, atenção aos rótulos. Devemos verificar se os fabricantes usaram espessantes na sua composição (estes aditivos tornam os alimentos mais viscosos). Este não é um leite muito nutritivo mas pode ser o melhor substituto para pessoas intolerantes a lactose. Já existem versões melhoradas para melhorar o perfil nutricional como: arroz e coco com quinoa ou com ananás.


Leite de Amêndoa. Esta é uma versão rica em fibras e antioxidantes. A amêndoa tem baixo teor de gordura saturada e é fortemente recomendado para celíacos pela sua isenção de glúten. Ajuda a combater a prisão de ventre e na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose.


Leite de Millet. Qualquer semelhança com “comida para pássaros” não é pura coincidência. Falamos de milho-painço ou milho-miúdo, natural do Norte de África. É uma bebida muito natural pois não costuma ter adição de açúcares. Já era usado na Ásia, há mais de 12 mil anos atrás, antes da introdução do arroz na alimentação da população.

Este é o único cereal realmente alcalino. Para quem não conhece a designação de “alcalino”, a nossa alimentação é composta por alimentos de PH ácido (por exemplo, vinho, refrigerantes, “comida rápida”); alimentos de PH neutro (água da torneira e do mar) e PH alcalino (como frutas, leguminosas e, neste caso, o millet).


Leite de Aveia. Tem um alto valor nutricional e é uma ótima fonte de proteína. Também é uma boa opção para celíacos ou para quem quer diminuir o glúten da sua alimentação. Será indicado também para quem quiser emagrecer, por ter poucas calorias. Relaxa o organismo e ajuda a ter noites de sono descanso.


O leite de vaca tem levantado questões importantes. Umas mais bem fundamentadas do que outras mas a verdade é que esta importante fonte de cálcio, traz questões de saúde óssea. Não devemos encarar o leite de vaca como a única fonte de cálcio existente à nossa volta. Existem ainda outros grupos alimentares a serem considerados: os hortícolas, as leguminosas ou as oleaginosas.

bottom of page