top of page

Leia-me

É o que um livro pede.

Um livro por dia será um exagero, a não ser que seja muito pequeno mas o hábito de ler de forma regular pode fazer muito por si.


A ciência já veio mostrar que o hábito de leitura tem benefícios físicos e psicológicos que o podem ajudar no seu dia-a-dia, mas socialmente a suas capacidades são também aumentadas. Por isso a leitura de livros pode ser um exercício valioso para todas as áreas que compõem a vida.

Vocabulário

  • Pesquisas científicas provam que as pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como a fala e a escrita.

  • Ao melhorar o nosso repertório de palavras vai perceber que o seu vocabulário falado e escrito vai melhorando e aumentando gradualmente, vão sendo utilizadas novas palavras no seu dia-a-dia e novos usos para palavras que já conhece. Esta mudança no linguajar vai fazer com que haja um desenvolvimento maior a nível pessoal e profissional.

  • Um hospital em Rhode Island fez um teste em crianças de oito anos, e aquelas a quem os pais liam histórias tiveram um aumento no desenvolvimento de vocabulário de 40%.

Ler reduz o stress e ajuda a dormir melhor

  • Um banho quente ou uns minutos de silêncio? As emissões de sinais eletrónicos dos aparelhos que usamos nos nossos dias, coloca a sua mente em estado de atenção (como se fosse para se manter acordado). Ler com luz suave tem o efeito oposto.

  • Um estudo de 2009, conduzido pela Universidade de Sussex, nos EUA, mostrou que ler era a forma mais eficaz de superar o stress — sim, mais eficaz do que ouvir música, beber um chá ou dar um passeio. Segundo uma outra pesquisa citada pelo Business Insider, apenas seis minutos de leitura ajudam a reduzir o stress até 68%. A mesma publicação conta que os livros podem, assim, ajudar a combater as insonias.

+ Benefícios cerebrais

  • A leitura é benéfica para o seu cérebro, já que ela desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação. Todos esses benefícios ajudam a manter o cérebro saudável e jovem, O cérebro exercitado funciona como o coração – benefícios a longo prazo e diversos estudos apontam a prevenção do Alzheimer e da Demência.

Estimula o raciocínio e a memória

  • O processo de leitura faz com que as sinapses (comunicação entre neurónios) cerebrais sejam mais intensas, isso faz com que ele se mantenha mais ativo e funcional, o que melhora a agilidade de busca interna de lembranças, fatos e informações;

  • Quando lê, cria espaço para novas memórias no cérebro, assim quando exercita o cérebro, este órgão ainda aumenta a capacidade de memória, abrindo espaço para mais informações serem guardadas.

Sabia que os livros de auto-ajuda são importantes aliados no combate à depressão?

  • O número de depressivos e mais importante, o grau de depressão, diminui consideravelmente com a leitura de livros de auto-ajuda no período de um ano. Pense nisso antes de criticar a “indústria dos livros de auto-ajuda”.

Capacidade de análise

  • Ler melhora a sua capacidade de analisar e resolver problemas. Ler sobre histórias, ficcionais ou não, irão ajudá-lo a contornar obstáculos da vida real.

Estimula a criatividade

  • Com a leitura de livro, independentemente do género, cria-se uma história paralela na mente. produz-se uma cena, a situação e os fatos na cabeça. Este processo é altamente salutar, segundo os especialistas, mexe com a imaginação, estimulando assim a inventividade;

Metas e objetivos

  • Ler pode ajudá-lo a atingir os seus sonhos, não somente porque aprende mais coisas ao ler, mas também porque a leitura tem o poder de inspirar as pessoas. Ler sobre histórias de sucesso faz com que se sinta mais preparado e motivado para perseguir os seus objetivos.

Humanização

  • Muitos livros possuem o poder de humanizar os seus leitores. Ler faz o ser humano sentir e desenvolve a sua empatia com outros, ou com situações.

Outros mundos

  • A leitura tem o poder de o transportar para outros mundos, o livro pode levá-lo para até onde a sua imaginação permitir. Essas experiências fazem com que os horizontes do seu mundo também se expandam.

Pontos de vista

  • Um bom livro tem o poder de o colocar na pele dos personagens. Dessa forma desenvolve-se a habilidade de ter diferentes perspectivas de uma mesma história. Isso pode ser facilmente utilizado no dia a dia.

Perspectiva

  • Ler pode trazer novas perspectivas para a sua vida. Acabar um namoro ou uma briga com amigos – independentemente do que seja, os livros poderão ajudar nesse momento.

Custo x benefício

  • Um livro é uma forma barata e proveitosa de entretenimento. Ir à biblioteca, inclusive, é de graça. Além do mais, os livros demoram mais tempo para serem terminados e a história fica guardada na sua mente por muito mais tempo.

A falta de vocabulário, ter assunto de conversa, falta de memória, stress, falta de tempo, insonias, falta de dinheiro, tudo deixa de ter importância depois de se começar a ler.


“Não tenho o hábito de ler, nem tempo e já é tarde para começar.”

Estas e outras desculpas podem ser usadas para não instituir o hábito de ler, mas a M.A.D.E magazine pode ajudar também aí, dando algumas dicas para facilitar esse processo.


Não perca para a semana as dicas simples que o podem ajudar a beneficiar de todo o bem que ler lhe pode fazer.

bottom of page