A época do Natal e Ano Novo costuma ser marcada pela ao comida (daquela dada às calorias) e pela ingestão de bebidas (daquelas que não são muito aconselháveis para quem vai conduzir a seguir). Por vezes, o problema não está no que comemos ou bebemos mas sim nas quantidades que ingerimos.
Acabadas as festividades, o que devemos fazer para voltar ao peso normal? E para que o nosso corpo se sinta bem, depois dos excessos?
Não corte nas refeições. O facto de nos sentirmos ainda cheios com o que comemos nestas semanas leva-nos a cortar na comida, principalmente no pequeno-almoço. Isto é completamente erado. Não devemos comer menos vezes. Comer pequenas quantidades e em muitas vezes é o truque para nos sentirmos melhor e para perder aquela sensação de inchaço com que costumamos ficar.
A bebida que está sempre na moda, a Água. Para além de termos comido muito também passámos por uma fase em que bebemos pouca água. Retivemos líquidos e, também por isso, nos sentimos inchados. Faça com que neste início de ano a água seja a sua melhor aliada. Abuse mais dos chás! São os companheiros ideais dos dias chuvosos.
Em vez de um café peça um chá. Em vez de beber um sumo, beba uma água. Em pouco tempo vai sentir-se muito melhor.
Alimentos ricos em fibra. Com os excessos é normal que sinta trânsito intestinal. Neste caso, a sua melhor amiga será a fibra!
Alguns exemplos de alimentos ricos em fibra: ervilhas e favas, arroz integral e amêndoa, preferencialmente com casca. Leguminosas e frutos secos são uma boa aposta.
Evite as gorduras. Esta é uma prática que já deve ser parte do seu quotidiano e ainda mais agora. O ideal é ter um prato “colorido”. Quantas mais cores tiver no seu prato, mais rica será a refeição. Vai ver que ainda será mais saboroso e vai sentir a fome saciada mais depressa.
Exercício Físico. Não podíamos deixar de referir este fator. O exercício é sempre um aliado da saúde quer seja para perder peso, para tonificar, para nos sentirmos mais saudáveis…as desculpas para praticar algum tipo de exercício são muitas. Quer ver?
Está a chover e não quer praticar exercício na rua? Convide um ou dois amigos para se juntarem a si no ginásio. Combinem de antemão a frequência e horas dos treinos (um calendário realista e de acordo com a disponibilidade de todos os elementos). Façam um pacto de incentivo mútuo!
Sente-se tão pesado que nem quer pensar em preparar a próxima refeição? Faça um concurso de culinária saudável e saborosa em casa, com a família. Quando acabar a correria do fogão já terá perdido umas calorias e já terá apetite para apreciar o manjar dos deuses que preparam.
Não tem tempo para qualquer tipo de treino? Use e abuse das oportunidades de fazer exercício! Suba escadas em vez de usar o elevador. Caminhe sempre que lhe for possível. Aproveite o tempo livre com a família para praticar jogos e brincadeiras que exijam movimento.
Comments