top of page

Spirulina - um super-alimento que fará parte da sua lista de compras


Imagem cedida por Ana Marta Azevedo

Já ouviram falar em "super-alimentos"? Chamam-se assim aos alimentos que possuem nutrientes, vitaminas, amino-ácidos diversos e em grandes quantidades e que por isso beneficiam a saúde. A spirulina é um desses! Pode parecer assustador, afinal trata-se de um pó verde com sabor a fundo de rio, e que no fundo não só não é uma alga mas mais propriamente um micro-organismo. Cresce em lagos naturais ou de produção artificial e uma pequena colher de café tinge uma sopa inteiramente de verde escuro!

Yack! Estamos nós a pensar! Mas vamos lá ver porque é que isto vale a pena. Vitaminas, minerais e amino-ácidos a monte. Não se trata de um artigo cientifico e por isso vamos abreviar, afinal para muitos dizer vitamina A ou B12 soa mais a jogo de batalha naval. O que sabemos é que estas coisas fazem bem. Defesa de sistema imunitário, prevenção de doenças, manutenção de um corpo saudável e uma resistência às constipações fenomenal. A Spirulina larga uma bomba de tudo isto em cada colher de chá.


Além disso, para alegria dos amantes das dietas e para descanso de vegetarianos e veganos, este magnífico pó verde, de aspeto nada apetitoso é extremamente rico em proteína e baixo em hidratos de carbono. Ou seja, não engorda, e assegura as doses recomendadas de proteína sem recurso à carne, peixe, ovos ou qualquer outro produto de origem animal.

São até feitos por alguns aficionados da dieta ou do jejum desintoxicante, os jejuns de Spirulina, em que durante um período de tempo se consome apenas este super-alimento diluído em água e complementado por apenas algumas peças de fruta e pouco mais ao longo de um dia, ou mais, sem prejuízo de falta de nutrientes.


Então, posto isto, "uma colher por dia não sabe o bem que lhe fazia!" Mas onde? Antes de mais, vamos com calma. Como referido, o sabor da spirulina não é o melhor e o seu potencial corante também não confere o aspeto mais agradável. Então, basta uma colher de café numa sopa, num batido matinal, num iogurte. Algo com sabor forte que permita dissimular o travo a alga verde. E com isto está assegurado uma importante parte do consumo diário de "tudo de bom" que tanto necessitamos. É bastante fácil encontrar este produto na área saudável do hipermercado ou lojas de produtos saudáveis. E não se assustem com o preço. Não é caro, mas também não é barato. No entanto, o consumo em pequenas quantidades faz com que dure imenso. Para os mais curiosos existem imensas informações online sobre a composição detalhada da Spirulina. Aventurem-se, experimentem, e larguem esta bomba de saúde dentro do vosso corpo.

bottom of page