Sabe o que é a Barra de Chão? Se já praticou Ballet provavelmente saberá do que estamos a falar. Trata-se de uma modalidade extremamente rica para quem pretende desenvolver a força muscular e a flexibilidade, suavemente até chegar a um nível de excelência.
Como disse, quem pratica ou praticou Ballet saberá do que falamos. Devido à rigidez e exigência deste, há muito tempo que os bailarinos usam a Barra de Chão como forma de prevenir e compensar lesões. Estivemos à conversa com Rosário Pintassilgo, professora de Ballet e de Barra de Chão, que nos explicou a importância da modalidade.
O nosso corpo está paralelo ao chão e é exatamente em paralelo ao chão que é feito todo o exercício.“Todos os pontos entram no chão. Desde os calcanhares, pernas, costas…todo o corpo. É uma modalidade muito completa.”, explicou-nos Rosário.
Esta modalidade está presente em Portugal há cerca de duas décadas mas ainda tem um público muito restrito. Combina Pilates, Yoga e Ballet em exercícios que usam o chão como barra.
“É um trabalho exigente tanto para pessoas comuns como para praticantes de dança. Exige disciplina. Exige uma dinâmica interior para vir de dentro para fora. Trata-se também de saber manobrar a dor psicologicamente. Temos também de saber fazer da maneira correta. Às vezes dói porque estamos a fazer da maneira errada.”
Na mesma sala podem estar bailarinos e pessoas comuns, que nada têm a ver com dança. Rosário procura adaptar as aulas para que todos o consigam fazer. É uma modalidade praticada por ambos os sexos e por pessoas de várias idades. É adequada a quem quer treinar a postura e até recuperar de certas lesões pois, por vezes, a origem da dor vem da falta de treino em si, da necessidade de fazer os movimentos certos.
Quanto a materiais, nestas aulas usa-se apenas um colchão, mas pernas ficam sempre de fora do mesmo para sentirem o solo, mexerem-se e arrastarem-se pelo chão. Parece fácil? Acredite que exige muito treino de postura.
Perguntámos a Rosário Pintassilgo: as pessoas percebem o que estão a trabalhar? “Não, não percebem logo. Vão-se apercebendo quando começam a ver os resultados.”
Curioso? Então o que espera para experimentar? O ideal será praticar três vezes por semana. O mínimo recomendado será de duas vezes também por semana. A professora Rosário Pintassilgo dá aulas de Barra de Chão em Lisboa. Deixamos aqui os vários locais e horários: "Academia Danças do Mundo" (Av. Visconde Santarém perto do Técnico), segunda-feira, às 19h30m e quinta-feira, às 21h; "Espaço White Flow" (Rua Fernão Lopes, N. 9 - 1. Andar, Saldanha), terça-feira, às 20h30m; "Jazzy Saldanha", às terças e quintas, às 13h, quinta-feira também às 18h30m e sábado, às 10h15m.