top of page

Alfarroba - Quilates de benefícios


Imagem fornecida por Ana Marta Azevedo

A Alfarrobeira é uma árvore mediterrânica que produz vagens comestíveis chamadas alfarrobas. Estas vagens contêm dentro cerca de 10 a 16 sementes a que se chamam os kilats, e que eram usados na antiguidade para avaliar o peso das jóias em comparação pois tinham peso uniforme. Daí vem a designação da medida hoje convencionada como quilates comumente usada na avaliação do ouro. Por aqui já se vê que o que vem desta árvore será tudo de bom.


As alfarrobas são utilizadas para fazer farinha. Esta farinha de cor castanha é muito parecida com o cacau e pode ser utilizada da mesma forma. Tem, no entanto algumas diferenças nutricionais. O cacau tem muito mais gorduras e menos açúcares, a alfarroba é o contrário. Tem menos calorias que o cacau e não necessita de mais adoçantes pois é doce por si mesma e pode ser usada para bebidas, bolos, ou outras utilizações semelhantes. Também à semelhança do cacau, é extremamente rica em anti-oxidantes, mas não possui elementos estimulantes. Cálcio, magnésio, ferro, vitamina A e B2 e fibras fazem parte do pacote de vantagens.

O preço não é elevado e encontra-se à venda na secção saúde e alimentos especiais dos hipermercados ou lojas da especialidade. Experimentei esta semana criar um bolo de cenoura e alfarroba que surpreendeu pela positiva pelo que aconselho a experimentar. A Alfarroba é a minha nova amiga!

bottom of page