top of page

Crónica de uma Mudança Anunciada


É inacreditável quando pensamos como simples acontecimentos podem mudar a nossa maneira de estar, de pensar e de agir. Para dizer a verdade, às vezes fico uns minutos à frente do computador a pensar o que vou dizer-vos na crónica. Não por falta de ideias, até porque a minha cabeça está em constante reflexão. Por vezes é exatamente porque tenho tanta coisa que queria conseguir passar que é difícil escolher o que será mais importante ou interessante para os leitores.


A Vanessa Garcez, minha colega na M.A.D.E, é uma daquelas pessoas que me conhece já faz uns aninhos e que está sempre presente na minha vida desde então. É também minha amiga de desabafos e reflexões Uma confidente, se assim quiserem chamar. Ela diz-me constantemente: “Lara, esquece a cabeça e ouve o que o teu coração quer. Pára, tu pensas demasiado. Sente!”. Esta é a nossa maneira de falar uma com a outra e realmente ela tem razão quando me diz isto. E é isso que tento fazer quando escrevo para vocês: transmitir mais os sentimentos e menos os pensamentos.


Tenho estado a fazer um diário de acompanhamento on-line com a doutora Catarina, ou seja, não só sou seguida nas consultas como também preencho diariamente um guia de alimentação, com o que como em cada refeição, lanches incluídos e a hora a que faço cada pausa para comer. Quinzenalmente a doutora Catarina faz uma análise daquilo que escrevi e dá-me conselhos acerca do que posso melhorar ou o que está correto e é para continuar. Confesso que ter o livro Emagreça em Casa é uma mais-valia para tirar ideias de refeições. Acredito que será mais complicado para quem não segue o livro.


Este método não foi criado única e exclusivamente para mim. Este acompanhamento é feito a outras pessoas. Nomeadamente, quem não tem possibilidade geográfica para se deslocar a um dos consultórios onde a doutora Catarina e a sua equipa dão consultas. Sugiro uma visita ao Diário de uma Dietista, da doutora Catarina, para obterem mais informações acerca deste tipo de acompanhamento. Para quem o pense fazer ou já esteja a fazer, deixo ainda uma dica: preencham o diário todos os dias! Falo por experiência própria, pois quando não o faço diariamente começo a ficar perdida e perco mais tempo a pensar no que comi naquele dia ou a que horas…não! Não é o correto! É um método simples, basta perder 5 minutos por dia (garanto que são 5 minutos) e está o trabalho feito.


Dei por mim a observar o meu diário… desenhei um esboço de como seria preencher o documento antes do livro Emagreça em Casa, a doutora Catarina e a sua equipa, aparecerem na minha vida… Que desastre! Começa tudo mal no pequeno-almoço e vai por aí fora, durante todo o dia. Sugiro que façam este exercício… depois de comprarem o livro ou começarem as consultas, ou até ambos, desenhem um diário semanal para uma semana com a alimentação que seguiam e a alimentação atual. É, sem dúvida, uma forma de ganhar motivação extra.


bottom of page