top of page

Comer Bem Parte Um - Comida da Época


Bem haja de novo, como vão?

Por aqui tudo bem! Faz uns meses que a família e eu nos mudámos para a ilha de Tenerife no arquipélago das Canárias. A primeira grande diferença é mesmo o clima já que deixámos o frio para trás e estamos em plena vivência sub-tropical com um inverno bem quentinho para um lisboeta. Imagino para os russos, ingleses e alemães que dominam o turismo da ilha... é mais que um luxo... É uma mudança de clima enorme e mexe com os nossos corpos. Esse facto tem-me feito reflectir bastante sobre quanto o ambiente que nos rodeia nos molda e nos influencia. O clima determina as plantas que crescem melhor e em que altura do ano nos dão alimento. Se um alimento cresce numa determinada altura do ano será que é porque é o melhor alimento para quem habita nesse ambiente, nessa mesma altura do ano?


Para tirarmos melhor proveito do que nos rodeia não há melhor que observar que plantas crescem à nossa volta. Enquanto que agora em Portugal colhemos citrinos e esperamos pelas nêsperas e o tempo permite cultivar plantas de folhas verdes como couves, alfaces, chicórias, endívias ou cebolas, alhos e afins, aqui podemos cultivar quase de tudo e na horta temos pimentos, tomate, milho e ainda algumas mangas com muitas goiabas já em vista nas árvores.


Mas porquê? E como tirar maior partido disso?

Na minha opinião é apenas, mais uma vez, a nossa maior professora Mãe Natureza a mostrar-nos o caminho. Se vives num determinado clima a Natureza vai-te providenciar alimentos que te ajudem a estar saudável nesse clima. Se faz frio e onde vivemos vemos laranjas nas árvores e couves prontas a colher porque é que vamos comer mangas e tomates que vêm da América do Sul? Estamos a ir contra ao que o nosso corpo necessita.


Estou muito contente de puder comer mangas em Janeiro e fazer sentido e fazer-me bem mas também estou sempre pronto a adaptar-me e quando, em breve, for a Lisboa, quero comer comida de época, local e sem pesticidas e afins para me sentir bem com o que como e saber que me estou a nutrir realmente.

Assim ao ligarmo-nos às estações, ao que o clima onde vivemos nos mostra, estamos em sincronia com os astros, com o que nos influencia e nos guia.


Por isso defendo que comer de Época, Local e Biológico (ou ainda melhor) são os assuntos a explorar nestes primeiros meses do ano. Hoje começámos com o porquê comer comida da época e para o mês que vem... logo vemos! Agora vou comer uma manga, apanhar umas courgettes e ver se temos tomate maduro :)


Cumprimentos Canários “Chachos”



bottom of page