top of page

Cuidar dos nossos


No texto anterior abordei a importância que é cuidar de nós. Hoje abordarei a importância que é cuidar dos nossos, que está intimamente ligada ao texto anterior. Digo cuidar dos nossos porque vejo-nos a todos como a mesma família e não porque algo ou alguém nos pertence.


Cuidar dos nossos é também cuidar do mundo!

Quando somos pequeninos os nossos cuidam de nós. Dão-nos carinho, alimentam-nos, protegem-nos e dão o melhor que pensam e sabem. Quando jovens ganhamos asas invisíveis e não queremos que cuidem de nós. Quando adultos queremos cuidar dos outros e quando velhos esperamos, ou não, que cuidem de nós. (Isto é apenas um exemplo de algumas vidas, já que nem sempre todos têm alguém que queira cuidar).


No ocidente é muito comum vermos os mais velhos abandonados nas suas vidas ou entregues a um lar. Mas não há nada mais bonito que cuidar de quem outrora cuidou de nós. E mesmo que pensemos que não cuidaram como deviam ter cuidado, teremos pelo menos a oportunidade de cuidar e mostrar o amor que está dentro de nós.


Quem diz cuidar dos nossos diz cuidar dos vizinhos, dos amigos e dos inimigos. A diferença entre o eu, o ele e o outro não existe quando se fala de cuidar, de amar. É justamente quando vemos diferenças que o ego e o orgulho se desenvolvem. E quando estes 2 se desenvolvem não sabemos cuidar dos nossos nem de nós. Enganados pelo orgulho e o ego construímos guerras pessoais e impessoais que atraem a desordem e a miséria da alma. No campo de batalha valendo o tudo ou nada o amor é esquecido e a paz adiada!



Felizes aqueles que se olham nos olhos e que de mãos dadas partilham o amor sem condições!

Felizes aqueles que reconhecem que também tropeçam e caiem no orgulho, mas que se levantam depois em nome do amor! Pois aqueles que caiem e não se conseguem levantar abandonaram o amor e a si mesmos!


Enquanto houver amor haverá aspiração. E enquanto houver aspiração haverá a porta aberta para a liberdade.

Não há nada como aprender a cuidar de nós e dos nossos. Não há nada como influenciar o mundo através do amor, do respeito e da partilha!


Cuidemos dos nossos filhos, pais, avós, tios, amigos, vizinhos e até daqueles que não nos querem tão bem. Cuidemos também das plantinhas, das árvores e dos animais! Com um abraço, com um sorriso, com um olhar, com uma palavra, com um gesto ou com um prato de comida. Cuidemos sem esperar nada em troca! Cuidemos com amor aquilo que está dentro em cada um de nós!


bottom of page