O termo Hatha Yoga é muitas vezes interpretado como mais um tipo de yoga ou apenas um conjunto de práticas físicas. No entanto, este termo tem um significado muito mais profundo e antigo do que parece.
Ainda não se sabe ao certo a verdadeira origem de Hatha Yoga embora, comumente, se pense que se tenha originado na Índia. Na verdade temos várias evidências da existência de Hatha Yoga na era Pré-Columbiana. Segundo Swami Muktibodhananda, na Colombia, por exemplo, existem várias esculturas demonstrando as práticas de Hatha Yoga. Porém, é na Índia que esta prática começa a emergir e a desenvolver-se inspirando diversos aspirantes.
Temos inúmeros textos que nos falam sobre Hatha Yoga. Os mais conhecidos são o Hatha Yoga Pradipika, Goraksha Samhita, Gherand Samhita e Hatharatnavali. Estes textos foram desenvolvidos entre o século VI e XV D.C. Não obstante, já existiam algumas referências nos Upanishads, muito antes da era Budista, por volta do século VI A.C.
Olhando para a história podemos verificar que esta prática é bastante antiga e que merece um grande respeito.
No passado, Hatha Yoga foi alvo de más interpretações originando a sua decadência e esquecimento. Esta era uma prática exclusivamente oral e que era passada de geração em geração. Foi então após a era Budista, a partir do século VI, que vários yogis tiveram a necessidade de purificar, apresentar e desenvolver de forma escrita as práticas mais úteis e nobres do yoga.
Actualmente a prática de Hatha Yoga está bastante difusa no ocidente e lamentavelmente tem sido, novamente, alvo de más interpretações.
O que é afinal Hatha Yoga?
A palavra Hatha divide-se em ha (sol que representa a prana ou força vital) e tha (lua que representa a energia mental). Yoga significa união. Assim, Hatha Yoga é a união de prana com a energia mental. Quando esta união é feita o despertar da consciência suprema no homem ocorre.
Cada ser, cada objecto no universo é composto por estas duas energias. Alias, é quando estas se juntam que a criação se manifesta. Quando elas se separam a criação se dissolve e estas energias regressam à fonte. Vida e consciência são termos conhecidos em diferentes filosofias e culturas. No Tantra elas são conhecidas por Shakti e Shiva, no Taoismo por Yin e Yang e no Hatha Yoga por Ida e Pingala.
Porquê a união e harmonização do Ida e do Pingala?
Como expliquei em textos passados, consoante a bagagem e vida que levamos, a comida que ingerimos, os pensamentos, emoções e acções que tomamos desequilíbrios no corpo e mente se criam. Por vezes o sol é predominante e por vezes a lua se sobrepõe ao sol. Devido a este desequilíbrio várias doenças e problemas mentais se manifestam.
Segundo os yogis, quando a lua ou o lado mental predomina depressões e características de insanidade ocorrem. Quando o sol ou o lado prânico predomina violência e guerras ocorrem.
Deste modo, a harmonização e união destas forças torna-se necessária.
Como se faz esta união? Através da prática de Hatha Yoga!