Fim de Agosto, fim de férias para muitos… Imagino que uns quantos leitores vão voltar ao trabalho mais bronzeados e mais gordinhos. Inverno costuma ser sinónimo de engordar, pois as gordurinhas ficam escondidas nas roupas próprias da época e, até ao verão, ainda falta tanto tempo para voltar a usar o fato de banho… Para quê preocupar-me? Pois bem, porque falamos numa questão de saúde, autoestima, de nos sentirmos bem “na pele que vestimos”.
Sermões à parte, hoje gostaria de vos falar numa situação para a qual sou propícia: a retenção de líquidos. Nas consultas com a doutora Catarina Cachão Bragadeste percebemos que os meus resultados, em termos de peso são bastante influenciados por este fator. Deixo-vos o link para um artigo da doutora Catarina, referente a este tema, para que percebam a influencia da retenção de líquidos, como é que acontece e como pode ser combatida.
A doutora Catarina aconselhou-me a beber tisanas diuréticas, principalmente na fase da pré-menstruação e em fases em que esteja mais nervosa. Alguns exemplos de elementos que estas tisanas podem conter são a cavalinha, o hibisco, o pé-de-cereja, a folha de oliveira ou o dente-de-leão, que podem ser complementados com outros componentes que fornecem sabor a esta tisana como o limão ou a laranja em rodelas, um pau de canela, o gengibre, a hortelã… existem várias opções. É uma questão de combinar sabores de que gostamos. Para que não vos falte nada, deixo-vos também o link para o artigo que a doutora Catarina escreveu acerca de tisanas diuréticas, com sugestões de receitas.
Fui aconselhada a fazer a tisana à noite, para ficar a repousar e assim beber 1 litro ao longo da manhã. Durante o resto do dia, deve beber-se água. Devido à quantidade de tisana a ingerir, considero que realmente devemos procurar sabores que nos atraiam, pois não devemos fazê-lo só por obrigação. Claro que é uma questão de necessidade, para melhorar a retenção de líquidos, mas devemos também aproveitar para fazer receitas de tisanas variadas, saborosas e coloridas. Neste caso, também refrescantes, aproveitando o calor que ainda se faz sentir.
Estamos aqui a usar o que a natureza nos dá para nos sentir-mos melhor. Não é maravilhoso? Irei começar as minhas tisanas e depois ire-vos contar acerca do efeito das mesmas.