Esta é uma publicação da Direção-Geral da Saúde, na sequência do “Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável”, publicado em Abril de 2016.
“A idade pediátrica é um período de grande vulnerabilidade a alterações do estado de nutrição com consequências negativas a curto e longo prazo para a saúde. A prevenção dessas alterações através de um planeamento alimentar correcto que garanta um suprimento em macro e micronutrientes adequado a cada fase da idade pediátrica, é assim a melhor conduta no sentido de propiciar ao longo da vida um bom estado de nutrição e saúde.”
Este manual tem como objetivo traçar um perfil alimentar vegetariano para as crianças, que contenha todos os componentes essenciais ao sei desenvolvimento e com adequação nutricional.
“De modo a estruturar uma alimentação adequada para crianças e adolescentes que seguem um padrão alimentar vegetariano é importante ter em consideração os seguintes aspetos: A alimentação deverá ser completa, equilibrada e variada. Alimentos como cereais, hortícolas, fruta, leguminosas, frutos gordos, sementes e os seus derivados deverão estar contemplados no dia alimentar do padrão vegetariano. Deve ser assegurada uma ingestão energética adequada. A inclusão de alimentos energeticamente densos como leguminosas (feijão, lentilhas, grão de bico, favas, etc.) e seus derivados, frutos gordos (nozes, amêndoas, avelãs, etc.) e cremes de frutos gordos (manteiga de amendoim, creme de avelãs, etc.) poderá ser vantajosa.”
Aprenda a fazer as combinações nutricionais necessárias para uma alimentação completa. Poderá ainda aprender quais os componentes necessários em idade pré-escolar, dos 3 aos 6 anos e em idade escolar, a partir dos 6 anos.
“Em Portugal, o padrão alimentar Mediterrâneo utiliza uma grande diversidade de produtos de origem vegetal e preparações culinárias ajustadas ao nosso paladar que poderão fazer parte de um padrão alimentar vegetariano depois de minimamente adaptadas.”
Consulte o Manual completo, aqui. Se pretender que os seus filhos sigam uma alimentação vegetariana, independentemente desta ser mais ou menos restrita, aconselhe-se sempre com profissionais e esteja bem informado.