top of page

Crónica de uma Mudança Anunciada


"Não precisam gastar dinheiro em bebidas milagrosas que prometem drenar todos os líquidos."


Esta semana trago-vos uma história prática, sobre como pequenas mudanças no nosso quotidiano podem influenciar positivamente ou negativamente (neste caso, é uma história de sucesso), a nossa vida e trazer-nos bem-estar.

Ando de transportes públicos com frequência (com as obras de Lisboa considero que quem anda de transporte próprio são os corajosos!), mas normalmente não saio de casa muito antes da hora a que passa o comboio. Isto quer dizer que ando sempre apressada (sim, eu sei, aqui está algo que posso mudar).


Na última consulta com a doutora Catarina falámos acerca da retenção de líquidos, que me está a “atrapalhar” na perda de peso, tendo 2 quilos resultantes desta retenção aquando da consulta.

Como vos disse, no último artigo, comecei a fazer tisanas para tomar de manhã. Não falho na altura da pré-menstruação (todas as manhãs – 1 litro de tisana e água durante o restante dia). Fora desta fase, continuo a beber tisanas mas em menos quantidade.


E perguntam-se: o que é que o facto de andar de transportes públicos tem a ver com o facto de beber tisanas? Pois bem, depois de começar a beber tisanas diariamente e num dia em que saí de casa apressada para apanhar o comboio, estava a caminho da estação e tropecei sozinha, sem tocar em nada, sem haver buracos no chão. E porquê? Porque o meu pé não estava inchado!

Quem sofre de retenção de líquidos vai perceber de imediato: a retenção leva-nos a ter um inchaço, por vezes enorme, nas pernas e pés. Já cheguei a comprar sapatos do tamanho acima do meu por causa deste inchaço. Ou já deixei de usar sapatos em ótimo estado também por causa deste facto.


Naquele dia torci o pé, magoei-me, doeu-me o tornozelo durante todo o dia, mas fiquei muito feliz porque as sandálias, que anteriormente ficavam à medida dos meus pés estão agora com uma pequena folga. Já experimentei outros sapatos que tinha deixado de usar entretanto e já noto esta diferença.


Experimentem beber tisanas! Não precisam gastar dinheiro em bebidas milagrosas que prometem drenar todos os líquidos. Bastou-me comprar as ervas adequadas, juntar limão/laranja/canela ou gengibre e ir experimentado diferentes misturas e sabores. Numa semana (exatamente uma semana!) senti a diferença.


bottom of page