Guacamole, mousse, saladas… muitos são os usos possíveis para o abacate. Não podemos dizer que não tem contém gorduras, pois estaríamos a mentir. Mas estas gorduras, tal como o ómega 3, são benéficas para controlar o colesterol e como antioxidante.
Já podem ter ouvido falar do uso do abacate em produtos usados na pele e no cabelo. Ajuda a hidratar e contribui para a metabolização do colagénio, que dá firmeza à pele.
As grávidas são outro “público-alvo” do abacate. O ácido fólico previne doenças congénitas, entre elas os problemas de sistema nervoso. O consumo é aconselhado principalmente no primeiro trimestre de gestação.
O sabor é muito característico e nem sempre é muito apelativo. Para começar, é essencial saber escolher o abacate maduro, até porque se torna muito mais macio. Já dissemos que pode ser usado em inúmeros pratos desde saladas, mousses, como fruto... É necessário experimentar! Combinar com outros ingredientes! E assim perceber como é que se gosta mais de comer. Há quem goste de todas as maneiras e há quem não goste nem do cheiro. Mas dê uma oportunidade ao abacate! O seu corpo agradece!