top of page

Bhakti Yoga


No seguimento dos textos anteriores torna-se talvez agora oportuno escrever sobre Bhakti ou Yoga da Devoção.

A devoção é uma atitude e uma prática essencial no caminho do conhecimento do Eu.

Esta prática é muitas vezes entendida como um dos caminhos mais fáceis para chegar ou unir-se à Consciência Suprema, ao invés de outras práticas de yoga mais austeras. Porém ter fé, confiar no Absoluto e amar incondicionalmente não são acções meramente fáceis. Estas requerem alguma prática, disposição e abertura da mente e do coração.


Muitas vezes pensamos ser bons devotos quando fazemos promessas ou temos esperança de receber algo em troca. Pedimos a Deus, ao Universo sem cessar julgando sermos realmente bons praticantes. Até pomos velinhas e rezamos com medo dos castigos divinos face às nossas acções. Mas ter devoção é bem mais profundo que tudo isto. E não é uma relação de meras contrapartidas. Ela inspira-nos a servir o divino, o próximo e a sentir o amor puro. Ajuda-nos a tomar consciência do divino no nosso dia-a-dia.


Bhakti é cultivar o amor por todos os seres vivos e admirar o divino que existe em todos nós. Ensina-nos a sentir compaixão pelo mundo e por nós próprios. Desafia-nos a sentar com as nossas dores, medos, demónios e tudo aquilo que nos perturba e criar então um espaço para cura. Quando uma pessoa mergulha nas águas profundas do amor toda a inveja, egoísmo, ciúme, orgulho, arrogância e medos terminam. Nada é mais poderoso e transformador que o amor.


Existem várias formas de praticar Bhakti. As mais conhecidas são cantar mantras, sentir gratidão por cada refeição, fazer seva (serviço ou trabalho sem qualquer ambição de recompensa), peregrinação e rezar. Mas mais do que um processo externo Bhakti é um processo interno. Um processo transformador que amolece o nosso coração. Na verdade até podemos fazer tudo com amor e devoção! Quando dançamos, escrevemos, lavamos a loiça, cozinhamos, regamos a horta, meditamos ou levamos as crianças à escola. É uma prática que nos traz paz, benção e nos prepara para o auto-conhecimento e a auto-realização.

Quando vivemos com devoção aprendemos a confiar no Universo e em tudo aquilo que nos acontece. Aprendemos a relaxar, a criar boa energia e a descobrir o sentido real de perdoar.


Bhakti é a relação directa entre o indivíduo e Deus. É o fogo sagrado que arde no nosso coração e que queima com contemplação e reverência aquilo que entendemos por Deus.



bottom of page