Muitos pais questionam-se sobre o yoga para bebés. Uns encaram esta prática com curiosidade, outros com receio. Não são raras as vezes que oiço: “Yoga para bebés? Ainda me vão partir a criança!” No entanto, o yoga para bebés é uma prática que pouco e pouco começa a crescer em Portugal.
O que é afinal yoga para bebés?
É uma prática que ajuda a aumentar a vinculação, confiança e segurança entre a mãe (ou a pessoa responsável) e o bebé.
Nas aulas pretende-se encorajar a mãe a tocar, a cantar, a mimar e a olhar directamente nos olhos do seu bebé. O yoga propõe ainda estimular os sentidos e o sistema nervoso do bebé de forma positiva através de canções, ritmos e movimentos simples. A prática é também complementada por massagens, jogos e relaxamento.
Nas aulas ensina-se ainda o bebé a segurar a cabeça, a rebolar, a gatinhar, a pôr-se de pé e por fim a caminhar ao mesmo tempo que se diverte com a pessoa em que mais confia.
Os movimentos que se utiliza são bastante simples e adequados à idade do bebé. Estes são praticados na parte superior e inferior do corpo como mini alongamentos, mini torções e mini rotações.
Apresento aqui 2 exercícios que podem praticar em casa sempre que o vosso bebé estiver
receptivo:
1 – A mãe deve colocar-se numa posição confortável (sentada de pernas cruzadas, sentada com as pernas abertas em V ou de joelhos); Posteriormente colocar o bebé deitado de barriga para cima com os pés virados para si; Depois colocar as mãos sobre os ombros do bebé e descer lentamente e suavemente pelo corpo até chegar aos pés.
Repetir algumas vezes enquanto sorri e olha nos olhos do seu bebé. Pode ainda cantar algo agradável e simples estimulando uma maior conexão. Esta postura permite criar segurança, tranquilidade e relaxamento.
2 – A mãe deve colocar-se numa postura confortável; Posteriormente colocar o bebé deitado de barriga para cima com os pés virados para si; Depois colocar as mãos em C nas coxas do bebé e dobrar os joelhos em direcção à barriga; Por último, trazer as pernas do bebé para baixo novamente.
Repetir algumas vezes enquanto sorri e olha nos olhos do seu bebé. Pode ainda cantar algo agradável e simples estimulando uma maior conexão. Esta postura permite aliviar as cólicas e obstipação.
A prática de yoga para bebés é uma ferramenta bastante útil e divertida que possibilita uma maior experiência corporal, espacial e sensorial. É uma prática calma que promove o desenvolvimento cognitivo e motor do bebé. É ainda uma relação de confiança que se cria e se fortalece entre mãe e bebé. Uma experiência única de dar e receber.
Deixo aqui alguns benefícios desta actividade:
- Ajudar a melhorar os padrões de sono do bebé;
- Promover a comunicação entre mãe e bebé;
- Estimular os sistemas digestivo e nervoso do bebé;
- Promover o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebé através do tacto;
- Estimular futuras relações sociais positivas através da interação entre pais e bebés;
- Incentivar a cura física e emocional pós-natal;
- Fortalecer o corpo físico e harmonizar a mente da mãe;
- Ajudar a energizar o corpo, bem como encontrar relaxamento.
Testemunhos
StartFragment
"O yoga para bebés é uma linda oportunidade para nos conectarmos com o nosso bebé num momento de tranquilidade, troca de carinhos e olhares. É engraçado ver que com movimentos tão simples acompanhados da nossa voz lhes trazem um sorriso maravilhoso. Adorei!"
Catarina Gaspar Pimpão
"Para além de ser benéfico para o crescimento da minha filha, o yoga para bebés permitiu-me reforçar a interação com a Madalena. Gostei muito das aulas com a professora Raquel. A troca de experiências foi incrível!"
Joana Ferreira
EndFragment