É sabido que praticar Yoga traz inúmeros benefícios para a saúde, auto-estima e bem-estar, assim como um maior sentido de disciplina e de constante auto-observação.
A prática de Yoga está cada vez mais popular e hoje em dia existem várias linhagens e estilos de Yoga para várias populações e faixas etárias.
Um deles é o Yoga para Empresas que tem crescido imenso nos últimos anos e em todo o mundo. Isto, porque cada vez mais os responsáveis pelas grandes empresas preocupam-se com o bem-estar e motivação dos seus empregados. Se pensarmos bem isto faz todo o sentido! Se os empregados estiverem desmotivados o seu empenho e produtividade será mais reduzido.
Neste contexto, o Yoga permite criar mais energia, relaxamento e ainda uma maior interacção entre colegas proporcionando assim relações mais profundas.
Outra vantagem é que o Yoga requer pouquíssimo material e um espaço mínimo, portanto o custo é baixo comparado com outras práticas.
O Yoga pode realmente influenciar de forma positiva o ritmo da nossa Sociedade. Aliás, ele foi em grande parte criado para isso!
Bem sabemos que o ritmo da sociedade está cada vez mais acelerado, sobretudo nas grandes cidades. Assim sendo, o Yoga pode ajudar os empregados e os próprios responsáveis pelas grandes empresas a adoptar algumas das filosofias e valores inerentes a esta prática. Um exemplo disso é a pessoa saber que quando está a praticar Yoga deve apenas utilizar 70% das suas capacidades. E não os 110% que normalmente está acostumado a usar no trabalho diário, no ginásio ou em casa no contexto familiar. Praticando Yoga aprende-se a inspirar e a expirar conscientemente. Aprende-se a relaxar, a parar quando se precisa, a respeitar-se e a respeitar o próximo e a trabalhar progressivamente respeitando as resistências e condições individuais. Outras vantagens associadas a esta prática é a melhoria da postura e da gestão de tempo entre trabalho e vida pessoal.
Este ritmo de vida tão acelerado para além de produzir stress e ansiedade diminui a energia e a motivação aumentando a fadiga e a preguiça.
As empresas que queiram garantir uma maior satisfação no trabalho, um melhor ambiente, empenho, dedicação e espírito de equipa sabem que aumentar ordenados não é a única solução. Hoje em dia, os trabalhadores também querem ser reconhecidos como pessoa e não como produto. Sentem-se mais realizados e integrados quando a empresa e os seus gestores se importam com eles. Por isso, oferecendo uma actividade como Yoga pode proporcionar um melhor relacionamento entre colegas, uma melhor auto-estima quebrando algumas barreiras como o medo, desvalorização e vergonha entre empregados e gestores. Numa aula de Yoga não existem gestores nem empregados com cargos menos ou mais importantes. Numa aula de Yoga aprendemos a verificar (ver e ficar) as nossas resistências, limitações, natureza e energia.