Pés
Tadasana em sânscrito, significa “montanha”
É a base, a partir da qual se constroem todas as posturas de pé e são os pés que suportam todo o peso do nosso corpo. O trabalho dos pés estabelece as bases para um bom alinhamento em toda a postura. Dá-nos não apenas estabilidade a nível físico mas também confiança.
Facilidade - Afastar os pés à largura das ancas com o exterior dos pés paralelos à linda exterior do tapete de prática.
Execução
Unimos os pés, tocando com o dedo grande um no outro ou a ir nessa direcção e calcanhares internos.
Levantamos os dedos dos pés para criar espaço entre e abaixo dos dedos alongando bem em frente e levando-os novamente a tocar no chão sem espreme-los. Esta acção faz com que o arco interno do pé se eleve, mantendo os tornozelos interno e externo paralelos, sem que o interior do pé colapse (aqui activamos mais as pernas). Alongamos bem do arco interno do pé para a frente, do arco interno para trás e para os lados, criando mais espaço do calcanhar interno ao dedo grande do pé, dando então mais estabilidade à raíz de Tadasana.
Distribuímos o peso por toda a planta do pé, especialmente a raíz do dedo grande, dedo pequeno, calcanhar interno e externo, ou também ponto central do calcanhar.
Temos alguma tendência em levar o peso para a raíz dos dedos, ao levar ligeiramente para o calcanhar, distribuímos então o peso por toda a planta do pé.
Alguns benefícios:
Quando feito corretamente, Tadasana pode melhorar a postura, abertura de peito, reduzir a dor nas costas, fortalecer as pernas, abdómen e glúteos, entre outros benefícios. Ao estabilizar a mente e o corpo, podemos aliviar o stress e melhorar a concentração.
Algumas precauções:
Na altura da menstruação, gravidez, desconforto ou problema lombar afastar os pés à largura das ancas.
Evitar com tonturas, dor de cabeça forte e tensão baixa.