Em sânscrito, Adho significa para baixo, Mukha Cabeça e Svana cão, ou seja, postura do cão , com a cabeça voltada para baixo, ou postura do cão a olhar para baixo.
É através de um bom enraizamento das mãos que construímos todo o asana. É importante sentirmos a postura como um todo e não levar a consciência apenas ao aspecto mencionado no momento. Por vezes perdemos a consciência do que já foi construído, colapsando então a nossa base ou raiz e não sentimos o ásana na totalidade.
Abrimos a pele da palma da mão em todos os sentidos e criamos espaço entre os dedos. Abrimos a parte interna do polegar o máximo possível e a sua parte interna roda para o chão, o dedo médio aponta em frente (se alguém tiver muita dificuldade em abrir o peito e rodar o braço de dentro para fora, pode apontar o dedo indicador em frente). Todos os dedos ficam paralelos com o tecto que apesar de activos, mantém-se a tocar suavemente no chão, pois pressionamos mais a parte interna da mão, na raiz do dedo polegar, indicador e médio.
O interior e exterior dos pulsos ficam paralelos e as mãos afastam à largura dos ombros ou ligeiramente mais. Rodamos o bícep para a frente, o trícep para trás, os ombros afastam das orelhas alongando os dois lados do pescoço, subindo então as ancas o mais alto possível (e calcanhares), os ombros para fora e criamos espaço do dedo mindinho à axila e da axila às ancas.
Polegar
Ajudar na abertura do polegar ao dedo indicador. Manter esta acção das mãos junto da parede e subir as ancas.
Pulsos
Ao subirmos os calcanhares o mais alto possível, dobramos as pernas para levar o peito na direcção das pernas e criar mais leveza nos pulsos.
Leveza
Com dois blocos nas mãos, damos mais acção ao enraizamento dos calcanhares para trás e para baixo, soltando mais o peso dos pulsos.
Cinto a baixo dos cotovelos, evitando a hiper extensão, centrando os braços para que a energia flua naturalmente do pulso ao ombro.
Alguns benefícios na área que focamos:
- Fortalece as articulações
- Flexibiliza toda a cadeia muscular dos braços, ombros, mãos, tendões etc, desobstruindo estagnação tanto a nível físico como energético;
- Promove força e estabilidade nos braços
Algumas precauções:
- Lesão nos pulsos, por exemplo, síndrome do túnel cárpico ou dor e desconforto geral - fazer Adho Mukha Svanasana com apoio(cadeiras, cordas etc…), desde que não haja pressão nos pulsos.