Segundo os Yoga Sutras de Patanjali existem dois princípios fundamentais no Yoga, Prática contínua e diligente (Abhyasa, 1.13) e desapego (Vairagya, 1.15).
É através do cultivo destes princípios que as outras práticas evoluem, pelo qual ocorre o domínio do campo mental, e permite a realização do Ser mais profundo, o estado de libertação.
Abhyasa significa ter uma atitude de esforço persistente para atingir e manter um estado de tranquilidade estável. Para tornar-se bem estabelecido, necessita ser praticado por um longo período de tempo sem interrupções.
A partir desta posição a prática mais profunda continua a desdobrar-se, indo cada vez mais fundo em direcção à experiência directa do núcleo eterno do nosso ser.
Abhyasa engloba todos os sentidos quando falamos de prática. Isso significa escolher as acções e os percursos mais sábios com discernimento e compreensão usando a inteligência (Buddhi). Isso significa tomar decisões com base no que vai trazer mais tranquilidade e paz de espírito, sendo que, estes são a preparação para práticas mais profundas e subtis que conduzem à auto-realização.
Exercício:
Abhyasa é a prática de escolher aquilo que traz Sthitau, ou um estado estável de tranquilidade. Aplica-se a todos os níveis, desde o mais externo, acções mundanas, fala e pensamentos a aspectos mais subtis do nosso ser.
Para praticar Abhyasa, é mais fácil começar com o mais denso ou externo e trabalhar gradualmente em direcção ao mais subtil.
Uma forma simples de melhorar esta prática é sentar-se em silêncio e reflectir sobre que acções, fala ou pensamentos fazem afastar-nos de Sthitau, o estado de tranquilidade estável.
Coloca duas colunas numa folha conforme o exemplo abaixo e anota as tuas reflexões pessoais da tua própria vida.
Acções, fala e pensamentos que me levam em direcção a um estado de calma, estabilidade, tranquilidade e bem-estar.
Necessito fazer mais isto:
1._______________________________________
2._______________________________________
3._______________________________________
4._______________________________________
5._______________________________________
6._______________________________________
7._______________________________________
Acções, fala e pensamentos que me afastam de um estado de calma, estabilidade, tranquilidade e bem-estar.
Necessito fazer menos isto:
1._______________________________________
2._______________________________________
3._______________________________________
4._______________________________________
5._______________________________________
6._______________________________________
7._______________________________________
Após concluir este exercício note como se sente em relação a si próprio e procure manter-se atento sempre que decorreram quaisquer uma destas situações e acções que escolheu para que possa ir ao encontro de acções que lhe tragam mais paz e tranquilidade.
O mais difícil por vezes é manter uma prática, nem que seja a de estarmos conscientes destes aspectos. Manter a nossa prática constante e contínua sem cair no erro de se tornar algo simplesmente mecânico é cultivar Abhyasa